7 de dezembro de 2021

Graziela Mello Vianna lança livro-objeto “Pas Perdus” pela Editora Quixote+Do

A publicação reúne polaroides, textos, sons e objetos em obra poética.

Uma caixa de lembranças. Um objeto, um livro, uma carta. Uma série de postais e uma coleção de fotos. Tudo isso é Pas Perdus, obra poética de Graziela Mello Vianna que será lançada pela Editora Quixote+Do no sábado, dia 11 de dezembro, às 14h, na Livraria Quixote (R. Fernandes Tourinho, 274).

O livro-objeto reúne microcontos, postais, cartas datilografadas, paisagens sonoras, polaroides e textos em forma de pequenos objetos que são recolhidos como relicário do dia a dia: um cartão de aniversário, uma receita médica, um recorte de jornal, um tíquete de metrô, um desenho, um espelho ou um mapa, por exemplo.

A obra teve início no inverno de 2007, quando Graziela estudava em Paris e começou a observar — e a fotografar — a impressionante quantidade de luvas perdidas pelas ruas pelos franceses nos primeiros dias de inverno. A coleção de imagens dos objetos perdidos/(re)encontrados ficou guardada por um tempo, até que, em 2020, a artista começou a escrever microcontos para algumas imagens. As fotos das luvas ganharam histórias através de palavras, composições sonoras e diferentes objetos.

Cada exemplar do livro está sendo montado manualmente pela própria artista e por uma rede de amigas e amigos. São 29 microcontos para 29 luvas, e com espaço para mais: através da observação atenta e sensível do cotidiano, Pas Perdus instiga o leitor a guardar também as suas próprias lembranças junto às da autora.

O nome da publicação brinca com o triplo sentido da expressão francesa: “Pas perdus” pode significar “não está perdido”, “passos perdidos” ou ainda uma alusão à “salle des pas perdus” (sala de passos perdidos) — a sala de espera de locais como palácios e tribunais.

Com tiragem limitada a ser publicada pela Editora Quixote+Do, de Belo Horizonte, os exemplares são assinados e numerados por Graziela. A editora independente Éditions MF, em Paris, também pretende publicar o livro com os textos-objetos traduzidos para o francês.

Campanha de financiamento coletivo

As duas editoras envolvidas na publicação (Quixote+Do e Éditions MF) são organizações pequenas, que dependem de finaciamento para fazer as publicações. Assim, uma campanha foi criada a fim de cobrir os custos de produção do livro-objeto. A tiragem limitada de exemplares foi disponibilizada com valores reduzidos para os apoiadores da campanha.

Há também outras opções de recompensa: uma experiência de percurso fotográfico-literário pelas ruas de Belo Horizonte, incluindo uma oficina de escrita artística, e conjuntos de postais, tiragens de polaroides e outros fragmentos do livro.

Sobre a autora

Graziela Mello Vianna é professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisadora e artista.

Possui doutorado em Comunicação pela USP e mestrado e graduação em Comunicação Social pela UFMG. Entre 2007 e 2008, realizou um estágio doutoral no Centre de Sociologie de L’Innovation em Paris — período em que iniciou, ainda sem saber, a produção do livro Pas Perdus.

Grazi, como é conhecida, tem um amplo trabalho direcionado ao estudo do som, da rádio, de paisagens sonoras e da canção, mas sempre foi exploradora de diversas linguagens artísticas. Há alguns anos, vem fazendo formacões livres nas artes visuais. Em outubro de 2021, relizou uma exposição com 269 desenhos e polaroides na galeria da Câmara Municipal de Lisboa.

Integra vários projetos de cooperação internacional. Archives-Médias-Images-Sociétés (AMIS), em integração com a França, Places Publiques, com França e Israel, e AMOPC, com Portugal, são alguns exemplos. Em 2020, foi laureada pela Fondation Maison Sciences de l’Homme (França) como diretora de pesquisa. Nessas idas e vindas ao Velho Continente para desenvolver os projetos, as luvas perdidas atravessam o seu caminho com frequência.

 

Serviço

Lançamento do livro-objeto “Pas Perdus”, de Graziela Mello Vianna

Sábado, 11 de dezembro | 14h

Livraria Quixote: Fernandes Tourinho, 274 - Savassi, Belo Horizonte

Entrada gratuita

Campanha de financiamento coletivo

catarse.me/pasperdus