4 de novembro de 2021

Podcast do LiteraturaBr #01 - Quadrinhos e representatividade

Siga e ouça também em:

Neste episódio #01 do Podcast do LiteraturaBr, Nathan Matos, Ivandro Menezes e Isa de Oliveira comentam sobre o beijo do Superman, o jogador de vôlei demitido por conta do beijo gay e atitudes homofóbicas, Maurício de Souza e o novo personagem LGBTQIA+ da Turma da Mônica e sobre a posição que as editoras e leitores possuem frente à publicação de quadrinhos, comprar ou não obras publicadas por editoras conservadores e de esquerda.

É incrível como ser preconceituoso no Brasil faz algumas personalidades ganharem milhões de seguidores. O caso desse jogador, ele deu um salto no público que o seguia e agora, além de ser um produto para marcar, corremos o risco de tê-lo, também, como um político. O mundo anda cada vez mais louco e sombrio. A discussão do podcast foi dividida em dois blocos, a primeira focando mais na criação de personagens relevantes para ampliar a representatividade e a importância do Maurício de Souza nesse processo, enquanto no segundo bloco a discussão seguiu quanto a nos posicionarmos ou não frente ao que vem sendo publicado por algumas editoras conservadores. Até que ponto vale usar grandes obras como iscas para derramar sobre nós essas ideologias conservadoras falaciosas?

Além disso, temos a participação de Camila Araujo, colunista do Biblioteca da Oli, com uma dica de quadrinhos para crianças.

Já pode dar o play e escutar esses quase 23 minutos de podcast enquanto lava a louça, porque tá bacana demais o papo.

A cada 15 dias, a gente se encontra por aqui.

Um abraço!

 

Feed do Podcast: https://feeds.blubrry.com/feeds/literaturabr.xml
Editor de áudio: Felipe Gomes