25 de outubro de 2021

Dez podcasts literários pra você ouvir

Após dezessete anos de existência, o LiteraturaBR resolveu encarar um novo desafio: criar um podcast. E mesmo que você não tenha ouvido um único episódio de podcast na vida, já deve ter ouvido falar sobre essa mídia. Afinal, o que é podcast?

Você sabe o que é podcast?

Podcasts, na definição de Lucio Luiz, "são progamas de áudio ou vídeo, cuja principal característica é um formato direto e atemporal chamado podcasting" (no livro Reflexões sobre o podcast).

A distribuição de áudio pela internet não é novidade, desde os anos 2000, vemos acontecer, porém seguiu noutra direção com o advento de novos dispositivos para reprodução de arquivos de áudio, em especial, em formato MP3, a exemplo do famoso iPod da gigante Apple. Isso fez com que se buscasse novos modos de aprimorar o compartilhamento, e o método mais bem-sucedido foi o que possibilitou o download automático através de programas conhecidos como agregadores através do uso da tecnologia RSS (Really Simple Syndication), já utilizada pelos blogs, fazendo com que o conteúdo chegasse até o ouvinte de forma prática e eficaz.

O termo é uma mistura de iPod, dispositivo da Apple com brosdcasting, transmissão em inglês, e mesmo não se limitando apenas ao sistema da Apple, o nome pegou e não teve no mundo quem mudasse.

De lá pra cá, são milhares de programas, formatos, temas, sotaques, interesses, características etc. Alguns com milhares de ouvintes, alçando seus criadores e apresentadores a outras mídias, e, mais recentemente, vemos a adesão dos veículos de mídia tradicional se rendendo ao formato. Discussões há, é verdade, acerca do que, mesmo anunciado como podcast, é de fato podcast. Em comum, temos a democratização da produção de conteúdo e a flexibilidade para quem consume o conteúdo produzido. E há praticamente de tudo à disposição, de religião à sexologia, de culinária à moda, de entretenimento à crítica social, da academia ao mero senso comum. Pode se falar de tudo e sobre tudo em podcasts.

O Brasil é o segundo país que mais ouve podcast e um dos três mais que tem consumido cada vez mais ano a ano essa mídia.

O LiteraturaBR Podcast

Como mencionei logo no início, o LiteraturaBR, após dezessete anos no ar, resolveu que era hora de encarar o desafio de fazer um podcast.

Apresentado por mim e pelo Nathan Matos, pretendemos trazer a cada quinze dias um bate-papo sobre lançamentos, assuntos, notícias que permeiam o mundo dos livros e da literatura. A ideia é ser um ponto de encontro pra gente trocar ideias e conversar sobre livros, autoras e autores e o mercado literário. Para tanto, contamos com um time de colaboradores (Camila Araújo, Isa de Oliveira, Mika Andrade e Roberto Menezes) e convidados.

Nós já estamos no ar, em breve, com os dois primeiros episódios. E nada disso faz sentido sem que você nos ouça, comente e compartilhe pra meio mundo. Você pode nos ouvir aqui pelo site ou ainda pelo seu agregador favorito (como Spotify, Amazon Music, Google Podcast, dentre outros).

 

Dez opções para você ouvir enquanto espera um novo episódio

O que é que vou ouvir enquanto não sai um novo episódio do LiteraturaBR Podcast? Então, para você não sofrer tanto com a espera, fiz uma lista de dez podcasts literários brasileiros para que você ouvir enquanto não chega um novo episódio. Acabei nos incluindo nessa

Claro que toda lista já nasce incompleta, mas espero outras indicações nos comentários. Bora lá.

1 - Página Cinco

Apresentado pelo jornalista e crítico Rodrigo Casarin, traz semanalmente entrevistas, notícias e diálogos sobre literatura, mercado literário e polêmicas. Casarin soma sua experiência profissional a seu jeito leve de conduzir cada episódio, quase um convite a relaxar no sofá, abrir uma cervejinha gelada e se sentir parte da conversa (a gente até esquece que é ouvinte).

2 - Lavadeiras do São Francisco

Não poderia deixar de mencionar, o Lavadeiras do São Francisco, podcast que produzo, edito e apresento. Um espaço para conversa e reflexão sobre temas e obras sobre literatura, escrita criativa e mercado literário.

3 - Põe na estante

Criado pela jornalista Gabriela Mayer, tem o intuito de ser um espaço para debates, conversas e encontros em torno de obras brasileiras e estrangeiras de ficção e não-ficção. O programa é por temporadas e com episódios quinzenais.

4 - Clássicxs Sem Classe

Comandado por Juliana Brina, discute clássicos escritos por escritoras pouco lidas, não traduzidas, excluídas do cânone ou esquecidas, bem como clássicos da literatura queer. Tudo com humor e inteligência peculiares.

5 - 30:MIN

Difícil falar em podcast literário e não lembrar do 30:MIN, um dos mais antigos da podosfera. Criado pelo escritor Vilto Reis, é marcado pela informalidade, humor e dinâmica bem azeitada entre o time, que conta com a ótima Cecília Garcia Marcon.

6 - O nome do livro Podcast

Produzido por Juliana Leuenroth, Luana Werb e Rafael Kalebe, traz aquele formato de conversa entre amigos para tratar de obras e temas relativos a literatura brasileira e estrangeira. Ouvi-los é se informar se divertindo. Garante bom conteúdo e boas risadas. Aquele tipo de gente de quem você quer ser amigo.

7 - Narrativas

Várias editoras passaram a produzir seus próprios podcasts. Narrativas é produzido pela editora Carambaia, e traz conversas e conteúdos interessantes, não servindo apenas como um meio para divulgação de seus livros.

8 - Perdidos na Estante

Surgido dentro da grade do Leitor Cabuloso, o PnE faz um trabalho bem consistente com foco nas adaptações de livros para TV e Cinema. Apresentado pelo trio Adriana Barreiro, Domenica Mendes e Paulo Vinícius traz sempre temas interessantes em um papo descontraído e diverdito.

9 - Caixa de Histórias

Apresentado por Paulo Carvalho e sua voz inconfundível, é dos mais bem produzidos, e apresenta uma experiência de leitura peculiar por meio de uma narração única dos livros escolhidos, e quando traz convidados, acrescenta um bate-papo que percorre mais que os aspectos da obra a apropriação que lhe faz cada um dos convidados.

10 - Curta Ficção

O Curta Ficção é um podcast que apresenta, quinzenalmente e em doses de meia hora, discussões sobre literatura e dicas para escritores que estão se aventurando no mundo da ficção. Bem dedicado aos processos de escrita criativa trata com humor e objetividade de seus temas. É apresentado e editado pelo escritor Thiago Lee e co-apresentado e roteirizado pelas escritoras Jana P. Bianchi e Paola Siviero.

*Duas obras me serviram de referência: Podcast: guia básico, organizada por Leo Lopes (Marsupial Editora) e Reflexões sobre o Podcast, organizada por Lucio Luiz (Marsupial Editora).