5 de outubro de 2021

Um safari científico pelo mundo animal em Quadrinhos

“Quadrinhos Exemplares: histórias dos bichos mais selvagens do mundo” é uma adaptação do trabalho de Rudyard Kipling, publicado pela Sesi-SP Editora

A curiosidade é uma característica de pesquisadores, exploradores, cientistas e crianças. Saber por que o leopardo tem aquelas manchas em todo o corpo, como o camelo adquiriu a corcova e o elefante a sua tromba, porque a pele do rinoceronte é rugosa? Todas essas perguntas são respondidas com histórias sobre a genealogia desses animais. As descobertas do mundo animal são sempre interessantes e curiosas, cheias de mistérios e é por esse motivo que a adaptação da pesquisa de Kipling além de responder a essas questões, de forma divertida conta todo o processo evolutivo desses animais.

São quatro histórias, cada qual apresenta-se por meio de uma ficha técnica dividida em quatro momentos: o mapa de localização geográfica do habitat do animal, a pesquisa com resumo das principais características do animal estudado, a pesquisa de observação de Kipling e a conclusão, ou seja, os resultados para a pergunta principal. Importante ressaltar que por se tratar de uma adaptação as histórias foram recontadas pelos escritores: Sean Tulien (leopardo), Blake A. Hoena (elefante), Martin Powell (rinoceronte) e Louise Simonson (camelo), com tradução de Fernando Paz e Isadora de Faria e Silva.

Seguindo esses mesmos parâmetros cada seção vai ser um relatório dos animais: o leopardo, o elefante, o rinoceronte e o camelo. De forma bem didática e divertida, cada animal enfrenta uma dificuldade e por meio da necessidade de se adaptarem às mudanças para sobreviverem o corpo passa por transformações.

Ao final de cada história um poema do autor revela sua faceta como escritor, na bio informa que ele já foi laureado pelo maior prêmio literário do mundo, o Prêmio Nobel, se tornando o primeiro e mais jovem autor de língua inglesa a receber o prêmio.

A HQ é um interessante material para crianças e jovens, pode ser adotada pelas escolas para atividades interdisciplinares como literatura, ciências, biologia e geografia.

As ilustrações de Pedro Rodrigues mostram muita ação e movimento, enquadramentos grandes e cores que respeitam as características ambientais dos habitats naturais dos bichos. As expressões que ele desenhou para os animais são cativantes e engraçadas, bem caricaturais. O que torna a HQ divertida, cômicas lembrando muito os filmes de animação.

Aventura é o que não falta nesse quadrinho, e é exatamente esse o convite que a HQ faz para o leitor, se aventurar na vida selvagem não como um turista, mas como se fizesse um safari científico.

Ilustrações e capa por Pedro Rodriguez