12 de agosto de 2021

O caso ao lado, livro inédito no Brasil chega pela Labora Livros

"O caso ao lado", de Anna Katherine Green, ainda inédito no Brasil está em pré-venda no Catarse.

A Laboralivros traz mais um financiamento inédito ao Brasil, desta vez com o romance “O caso ao lado com Amelia Butterworth”, da estadunidense Anna Katharine Green. A campanha tem recompensas com valores reduzidos para apoiadores que fizerem contribuições durante a primeira semana. Também haverá um sorteio exclusivo para quem selecionar a recompensa limitada do primeiro dia de campanha. 

Por R$ 95, os apoiadores poderão garantir até 07 de julho o livro em capa dura com 20% de desconto; nome nos agradecimentos; marcador de páginas colorido; um pacote de três adesivos, sendo um deles exclusivo desta campanha; e o button “Fight like a victorian lady”. O valor da recompensa inclui, ainda, o envio para qualquer parte do Brasil. 

O livro

Ao contrário do que muitos imaginam, a primeira detetive amadora da ficção não foi a queridinha “Miss Marple” de Agatha Christie, criada em 1930. Publicado originalmente em 1897, o romance de Green nos apresenta Amelia Butterworth – provavelmente a primeira na vasta linha de senhoras viúvas ou solteiras, que adoram futricar a vida dos vizinhos, e que se veem metidas em investigações. 

Em “O caso ao lado”, um estranho incidente movimenta a vida de um bairro tranquilo – não por acaso, justamente na casa ao lado da residência de Miss Butterworth. Ao perceber uma movimentação estranha na casa dos vizinhos, a admirável senhora, que cumpre bem o papel de “vizinha intrometida”, acaba se envolvendo na investigação de um assassinato.  

Ao chamar a polícia, e encontrar uma mulher morta na casa dos vizinhos, Butterworth acaba conduzindo sua própria investigação. A trama do romance se desenrola em meio a mistérios – claro – mas também com toques de bom humor.  

A “mãe dos romances investigativos”

Uma década antes da criação de Sherlock Holmes, a poeta e escritora estadunidense Anna Katharine Green já era responsável por popularizar o estilo detetivesco nos EUA do século XIX. Foi uma das primeiras mulheres no país a escrever romances investigativos, não à toa é conhecida como a “mãe” do gênero. 

Nascida em 1846, no Brooklyn – em Nova Iorque, Green tem seu trabalho reconhecido especialmente por seus enredos legalmente precisos. Suas obras chegaram a ser utilizadas em escolas de Direito, como estudos de caso. No Brasil, Green é mais conhecida pelo livro “O caso da Quinta Avenida”, única obra traduzida até o momento.

A autora faleceu em 1935, aos 88 anos de idade, e foi referência para grandes nomes do gênero que a precederam, como Arthur Conan Doyle e Agatha Christie.

A coleção
A publicação integra a coleção “Senhora Detetive” da Laboralivros. O projeto busca resgatar autoras e personagens da literatura de mistério do século XIX e início do XX. “Muitas escritoras não tiveram seus livros republicados, e acabaram não sendo conhecidas do grande público. São obras de mistério de alta qualidade, que merecem espaço e reconhecimento”, afirma Lua Bueno, co-fundadora da Labora e editora do projeto.

A campanha no Catarse, disponível até 31 de agosto, conta com uma série de recompensas para os apoiadores. Da versão capa dura da obra, passando por marcadores de página-magnéticos, bolsa estampada, buttons e adesivos. Há também pacotes de recompensa com itens diferenciados, como um colar com lupa retrô. 

Serviço

Campanha no Catarse para publicação inédita do livro “O caso ao lado com Amelia Butterworth”
Quando: Até 31 de agosto

Contribuições a partir de R$25 podem ser feitas pelo Catarse da campanha. As recompensas estão previstas para novembro de 2021. 

Sobre a Laboralivros

Criada em 2016, a Labora é um laboratório de livros que engloba as editoras Urso e BuruRu. O projeto, que conta também com uma cartela de serviços editoriais, realiza boa parte de suas publicações por meio de campanhas de financiamento coletivo. Com mais de dez obras no catálogo, a Labora busca conectar leitores e livros. Para conhecer mais trabalhos da Labora, acesse www.laboralivros.com