19 de julho de 2021

Caos & Letras e seus gêneros

A editora mineira Caos & Letras tem começado a ser mais conhecida no mercado editorial independente, buscando desenvolver as publicações no nos mais variados gêneros. Desta vez, 4 livros, contos, romance e poesia, chegam juntos ao mercado.

Vidas Andarilhas – Luiz Bras (romance)

"Cobra Norato é assim, cheia de vidas intensas, andarilhas, que cedo ou tarde se cruzam, sem perceber. Assim correm as histórias deste livro: paralelas, fluidas, até se encontrarem em uma emanação de cores, aromas e emoções. Não poderia ser de outra forma quando o tema é a telepatia. Leia-se: uma conexão entre as mentes humanas que dispensa a senha do wifi.

Como seria o mundo, você já pensou, se todas as pessoas pudessem sentir umas às outras em uma solução de empatia total? Eis a pergunta que atravessa este livro como um raio telepata, trocando personagens de corpo, abrigando mortos na mente de vivos, deixando um brilho filosófico e poético nas frases.

Uma pergunta, de fato, que leva a centenas de questões. Haveria diminuição das injustiças sociais? Acabaria o machismo e o racismo? As pessoas aprenderiam umas com as outras? Não sei. Ninguém sabe. Mas entre neste livro pronto para colecionar perguntas e imagens bonitas, personagens marcantes e histórias divertidas. Esqueça as respostas. A Luiz Bras interessam os mistérios. Ele sabe inseri-los em nossa cabeça. Sua literatura inventiva tem um poder quase telepático nesse quesito. E existe algo mais valioso em um romance de fantasia do que o mistério?

Algumas das vidas andarilhas que você encontrará neste livro: uma velha solitária que anda de cidade em cidade acompanhada por seus gatos e suas memórias, a amizade improvável entre uma menina e um monstro que habita um banco de praça, a história de uma consciência (humana?) de cem anos que troca de corpo a cada vinte e quatro horas, entre outras vidas que habitam os locais maravilhosos de Cobra Norato.

Aya’ba – Valéria Lourenço (poesia)

Em Aya’ba, Valéria Lourenço mergulha em suas raízes para realizar uma viagem poética ao continente africano. 

"Valéria, ao mesmo tempo em que busca elementos ancestrais para reconstruir o corpo, executa uma escrita-dança ritual de descobertas e autodescobertas.

O movimento presente na sua escrita é uma prática de alegria reflexiva, um habitus que incorpora devoção ao que é bom para si, para o outro, para a cabeça ancestral.

O movimento dos pés como uma evocação, a dança inaugurando o dia, num fluxo que, neste livro, é um convite-desafio para o deslocamento e para a reconstrução da África como centro." - Camila do Valle e Rodolpho Amaral.

Valéria Lourenço nasceu na Baixada Fluminense e atualmente reside no sertão do Ceará. É doutoranda em Literatura Comparada pela UFC, mestra em Cartografia Social e Política da Amazônia pela UEMA, e possui graduação em Letras. É professora de Língua Portuguesa e Literaturas do IFCE. Tem publicações em três edições do Cadernos Negros, entre elas a edição 42, finalista do Jabuti 2020 na categoria contos.

A Engenharia da Morte – Mélio Tinga (contos)

O corpo de uma menina está imerso numa poça de sangue. Morta depois de ver o irmão nu sobre a madrasta na cama. O velho empregado de um funcionário da ONU mata um cão, que falava irlandês, por razões aparentemente incompreensíveis. Um escritor e sua esposa são sequestrados e postos em uma casa em chamas. Numa madrugada um homem liga a uma estação radiofônica para dedicar a música de Richard Bona ao cavalo branco com que sonhara. Um inesperado Furacão Florence arruína uma pequena cidade, que vira um cemitério. 

Com bastante concisão, Mélio Tinga constrói sua literatura entre a banalidade cotidiana, os rompimentos da morte e as situações extremas.

Mélio Tinga nasceu em Maputo, Moçambique, e escreve prosa ficcional. Publicou dois livros de contos e venceu o Prêmio Literário Eugênio Lisboa 2020 com o romance Marizza. É colaborador permanente da Revista Literatas e membro do Movimento Literário Kuphaluxa.

Limbo – Eduardo Sabino (contos)

Limbo reúne contos de Eduardo Sabino escritos entre 2009 e 2019. 

Publicado pela primeira vez no formato ebook em 2020, o livro foi contemplado pelo Edital de Seleção de Publicações Literárias da Lei Aldir Blanc e ganha agora edição impressa pela Caos & Letras. 

Eduardo Sabino é autor dos livros de contos Estados Alucinatórios (Caos e Letras, 2019), Naufrágio entre amigos (Editora Patuá, 2016) e Ideias Noturnas sobre a Grandeza dos Dias (Editora Novo Século, 2009). Recebeu o prêmio Brasil em Prosa 2015 pelo conto “Sombras” e foi finalista do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica com o conto “Samuel e Samael”. É editor e um dos fundadores da Caos e Letras.