15 de abril de 2021

Editora Impressões de Minas lança terralegria

Foto de Elza Silveira

 A editora & gráfica Impressões de Minas lança uma obra conceitual que reverbera a ideia do livro-objeto na sua forma de dobras e resgata a discussão da teoria da poesia concreta. Desenvolvida em parceria entre dois poetas e estudiosos do concretismo, poesia visual, tipografia, Wagner Moreira e Mário Vinícius, trazem ao público novas possibilidades de leitura poética.

São 13 cantos separados por cadernos de dobras, ao invés da costumeira virada de página, o leitor vai ter em mãos capítulos sanfonados, para que possa desdobrar cada página em busca de seu próprio caminho de leitura.

Por ser um livro artesanal, a quantidade é limitada, serão 200 exemplares numerados feitos em papel reciclado 150g em capa-caixa de papel kraft 250g impressos e acabamentos feitos pela editora & gráfica Impressões de Minas.

Para os criadores desse projeto editorial, a obra resgata conceitos amplamente discutidos no campo da edição. “Dobra é a forma elementar do livro, aquilo que o distingue de outros suportes de escrita” (Michel Melot em seu ensaio intitulado Livro).

Em terralegria verificamos a necessidade de acentuar a dobra como um dos elementos constitutivos do livro. Ela, a dobra, foi realizada a mão, peça por peça, parte por parte. Desse modo, ela empresta à materialidade do livro um especial caráter artesanal, além de contribuir na afirmação de cada um dos treze cantos, tanto em sua diferente configuração quanto no espelhamento das linguagens visual e verbal, reforçando também os diálogos literários como desdobramentos entre textos, contextos e vozes artísticas que se interessam pelo ato de criação.

terralegria é obra singular que agradará o leitor que aprecia a boa poesia e aquele que valoriza o processo de edição e o livro pensado como um objeto diferenciado, cujo valor transita entre o afeto e a contemplação.

Devido a pandemia ocasionada pela crise sanitária do Covid-19 o lançamento desse livro especial será virtual na próxima sexta-feira, dia 16 de abril, às 19h, no Instagram da Impressões de Minas @impressoesdeminas.

Não perca a conversa entre os autores, Wagner Moreira (@wgnrjs) e Mário Vinícius (@marioviniciusdesigner), e Wallison Gontijo (@wallison_gontijo), para conhecer melhor um pouco do processo de feitura de terralegria.

Sobre a Editora & Gráfica Impressões de Minas

Com sede na capital mineira, no tradicional bairro Floresta, em BH, a editora é presidida por Wallison Gontijo, que segundo ele a proposta da editora é ser um “estúdio do livro”, uma “oficina do livro”. Com estrutura própria e maquinário para produção, edição e impressão dos livros, a Impressões de Minas atua no segmento gráfico.

A editora produz livros semi-artesanais e manufaturas, que tenham uma materialidade e proposta de designer em que o objeto livro converse com o conteúdo do texto, aproximando ao máximo o livro como sujeito e conceito.

Cada livro editado ganha um projeto específico, uma identidade e um protagonismo.” afirma Wallison, editor. Para ele a além da ideia de agregar valor sensório, estético e atrativo para pensar o livro também há uma preocupação em oferecer um objeto diferenciado. E conclui, que todo o trabalho é feito para “Celebrar o texto e a palavra com a  imagem.”

A editora possui dois selos: o Leme, desenvolvido em parceria com o ateliê de escrita criativa Estratégias Narrativas, direcionado à publicação de poesia e prosa; e o Jubarte, dedicado à publicação de livros infantojuvenis.

Para conhecer o catálogo da Impressões de Minas, acesse o site https://impressoesdeminas.com.br/