1 de março de 2021

Clube LiteraturaBR debate a obra chinesa Palavras de Fogo

A poesia oriental de Jidi Majia traduzida por José Luís Peixoto foi o segundo livro discutido no clube

Na tarde do último sábado de fevereiro (27/02) os animados leitores de poesia do clube LiteraturaBr se encontraram virtualmente para debaterem o livro do autor chinês Jidi Majia. Publicado pela Dublinense em dezembro de 2020, o livro foi uma ótima oportunidade de conhecer o lançamento inédito no Brasil desse autor.

Palavras de Fogo é uma coletânea de poemas traduzidos por José Luís Peixoto, poeta e autor português conhecido no Brasil pelas obras A Criança em ruínas e Regresso à Casa publicados pela mesma editora. Peixoto relata que buscou em outras traduções da obra pela Europa para fazer a versão em língua portuguesa, podemos dizer que é uma tradução da tradução.

Introdução escrita pelo próprio tradutor já revela ao leitor o que está por vir “Este livro é uma janela. O lugar onde estamos, onde cada um de nós está, é uma casa.” (pág.05) Peixoto prenuncia que há uma semelhança de paisagem que ambienta a obra a que possivelmente está a volta do leitor. A poesia de Majia encurta a distância que há entre o oriental e o ocidental, porque as origens de todo homem é a mesma: a terra, a mãe-natureza. E nos chama a olhar para esse lugar que nos é comum.

A evocação à ancestralidade é uma constante em toda obra, uma reverência ritualística em fazer com que seus poemas sejam a memória de um povo “Estava convencido que a dor profunda de um povo/pedia aos meus poemas que servissem de memória” (pág.105) Ele não só menciona o seu povo Nuosu, mas a todos os povos, etnias e tribos do mundo. Por ser vice-governador de uma província chinesa, ele demonstra profundo conhecimento político e da diversidade mundial.

Uma interessante obra antropológica, em que o poeta retrata a relação do homem com a natureza de forma universal e como o reflexo da modernidade impacta nessa relação revela uma constituição social pautada nas tecnologias. São 129 poemas que possuem uma perspectiva monotemática, a abordagem que o autor faz em sua obra é de uma linearidade bastante singular.

No aspecto da tradução, notamos referências intertextuais que chamaram bastante atenção dos leitores do clube. Quem já conhece a obra de Peixoto, percebeu essa presença marcante da literatura portuguesa, uma forte influência desse processo da tradução da tradução, já que não é possível afirmar se Peixoto possui domínio da língua oriental. Mas no aspecto da linguagem a leitura mesmo muito densa se torna fluida pela forma como foi traduzida e os termos utilizados em boa parte dos poemas.

Os poemas finais possuem uma carga e viés político. Majia faz homenagens a importantes nomes e lideranças da humanidade. Ele resgata as tradições da etnia Nuosu bem como faz da obra uma verdadeira bandeira política em prol dos povos aborígenes e aos ancestrais.

Palavras de Fogo foi o segundo livro do clube, e curiosamente, ambos discutidos são autores vivos até então desconhecidos pelo público geral.

O autor, Jidi Majia

Majia (1961-) pertence ao grupo étnico minoritário Yi, que habita a Região Autônoma de Liangshan Yi, na província de Sichuan (China). Foi vice-presidente e membro do Secretariado da Associação de Escritores da China e vice-presidente da Federação de Jovens da China. Atualmente, é vice-governador da província de Qinghai. Foi distinguido com prêmios internacionais como Bucharest Prize, Ianicius Prize ofPoland e Lifetime Achievement Award do Xu Zhimo Poetry Prize do King’s College Cambridge.

Conheça o Clube de Poesia do LiteraturaBR

O que é o clube LiteraturaBR de poesia?

Um clube para falar, ler, discutir e conhecer a poesia. Com esta proposta foi lançado  o clube para que pessoas que gostam de poesia e não encontram espaço para discutir fora do ambiente acadêmico.  Para 2021, a ideia de abrir o clube pelos curadores do site LiteraturaBR é exatamente unir pessoas que amam ler poesia possam compartilhar a experiência de leitura e as impressões que a obra trouxe a cada uma.

Como funciona? Como participar?

O interessado em participar se cadastra NESTE LINK e recebe por e-mail todas as informações do clube, tais como: qual será o livro do mês, onde adquirir, datas, cupom de desconto, link do encontro etc.

A escolha do livro é anunciada com antecedência aos leitores que se cadastraram no clube. A obra escolhida garante ao membro cupom de desconto exclusivo para compra no site da editora da obra.

O encontro agendado acontece virtualmente via Meet Google. A participação no clube é livre e gratuita.