28 de janeiro de 2021

Coletânea de poesias Umbuama, de Daniel Rodas

O poeta, escritor e dramaturgo Daniel Rodas – editor da Revista Sucuru – lança seu primeiro livro de poemas, a coletânea Umbuama, pela Editora Urutau. A obra foi selecionada para publicação em chamada especial da editora para a região Nordeste, juntamente com outros títulos de autores nordestinos. A coletânea reúne cerca de 70 poemas que versam acerca da relação entre ser humano e natureza, entre o “eu” e o “mundo”, levantando questões estéticas, filosóficas e espirituais acerca do presente e do (im)possível futuro da humanidade.

Sobre o livro “Umbuama”

A palavra "Umbuama" – título do primeiro livro de poemas de Daniel Rodas – é um neologismo. Vem da junção do termo "umbu" (que vem de "umbuzeiro", árvore nativa do sertão nordestino) e da partícula "ma-", que remete tanto ao verbo "amar", quanto à palavra "mãe".

Resistente e frondosa, mesmo nos períodos de seca, o umbuzeiro é um símbolo da força da terra; da ancestralidade e da conexão com a Natureza. Junto à sílaba "ma-", traz consigo a potência do amor e da proteção maternal, a magia do útero da terra, o acalanto dos tempos-avós.

Umbuama é, portanto, um dos muitos nomes da Mãe-Natureza; da energia ancestral que cria, constrói e perpassa nossa existência.

Para além da rigidez falocêntrica e destrutiva do mundo moderno, Umbuama propõe uma reconexão com a natureza, a simplicidade e as pequenas grandes coisas da vida, através de um olhar detido sobre as miudezas do mundo natural e a relação do ser humano com o seu Eco, o seu lugar, a sua essência fundamental. Os poemas de Umbuama refletem justamente a necessidade de reconectar-se com essa essência; com esse "eco" perdido pela modernidade. A obra é dívida em três partes, cada qual com o nome de uma divindade representativa da Grande Mãe Natureza, em diferentes culturas ("Gaia", "Parvati", "Pachamama"). São poemas em geral curtos, com forte visualidade, onde a imagem poética é trabalhada de modo a se mesclar com a experiência tátil e sensitiva do eu-lírico.

Trata-se de uma obra sobre o ser humano e o mundo que o cerca; de uma obra política, de contestação à crueldade e à arrogância; e de reafirmação da humanidade enquanto parte integrante da Vida.

Para o professor doutor Marcelo Medeiros “Os poemas de Umbuama assentam-se, portanto, na materialidade das coisas sobre a terra. Não para a simples contemplação da paisagem e de seus elementos materiais, mas como fagulha que impele o sujeito poético a perquirir sobre a geografia mais íntima do Ser e produzir imagens da beleza íntima da matéria que não teme a passagem do tempo, mas o acolhe em seu interior e se molda às suas investidas, como o velho umbuzeiro que consegue resistir às intempéries e fincar-se soberano sobre a terra.”

Três poemas de “Umbuama”:

 Lições do Umbuzeiro

Arvorar as raízes
Da vida

Fazer-se carne
Mesmo que ao
Vento

Buscar sustento
Nas profundezas
Da terra

Matar a morte
Na teimosia do
Instante

Estar aqui
Agora e amanhã

Mas sem nunca
Esquecer

As tardes do
Ontem.

 

*

 

Andorinha

Não escolho em quem faço
Caca
Só vejo a cabeça
E a camisa alva

O resto é sociologia dos
Fundos.

 

*

 

Na Floresta

Dormiremos em paz esta noite
Os bárbaros não virão
Esqueceram as motosserras.

 

Sobre o autor

Daniel Rodas (Teixeira-PB – 1999) é escritor, poeta e dramaturgo. Estudante de Letras (UEPB). Editor da Revista Sucuru. Autor da plaquete Eros e Saturno (Editora Primata, 2021) e do livro Umbuama (Editora Urutau, 2021). Tem textos publicados em vários meios eletrônicos, a exemplo das revistas Mallarmargens, Ruído Manifesto, Toró e Subversa. Faz parte do grupo de teatro ExperIeus da cidade de Monteiro-PB, onde colabora como ator. Pensa na poesia como um fluxo, como o fluir incontrolável da vida. Umbuama é seu livro de estreia.

O livro pode ser adquirido pelo site da Editora Urutau no link: https://editoraurutau.com/titulo/umbuama

Ou diretamente com o autor, pelo e-mail drodas917@gmail.com , pelo Facebook (https://www.facebook.com/daniel.rodas.75/) ou pelo Instagram: https://www.instagram.com/daniel.rodas.75/