1 de abril de 2016

A criação literária na era digital

Vivemos na era web 2.0, em que as informações não são apenas consumidas, os usuários se tornaram internautas agentes, quando compartilham conteúdo, comentam uma publicação e interagem com as mídias e suas linguagens multimídias. É nesse contexto que provoco a reflexão sobre as novas plataformas de leitura de textos literários, com seus respectivos dispositivos.

Nesse contexto, temos, aos poucos, a disseminação do eBook, do inglês eletronic book, significando “livro em formato digital”. Esses livros são acessados em formatos HTML, PDF (Portable Document Format), ePub (eletronic publication) e DjVu, através de computadores, PDA ou outros dispositivos mais usados, como iPad, Smartphone, Tablets ou em dispositivo próprio para esse efeito denominado eBook Reader.

O compartilhamento de eBook, em redes sociais e meios digitais, cresce, consideravelmente, apesar do tabu decorrente da pirataria, posto que há o gerenciamento digital dos direitos autorais, o Digital Rights Management. O acordo contratual protege os autores e editores através dos acordos de mútua colaboração, parceria e compromisso na reprodução das obras e aplica-se à edição impressa e eletrônica, tendo como base a Lei de Direito Autoral de nº 9610 de 1998. O processo de gerenciar a exploração comercial dos livros é que seria prioritariamente digital, como gerir a reprodução de conteúdos de obras literárias na internet.

Ainda existe um debate sobre o consumo de eBooks em concorrência com os livros físicos, cada qual com seus respectivos defensores, mas quanto à democratização da leitura, o eBook é eficiente, o que torna indiscutível a mudança nos parâmetros de difusão do conhecimento.

No Portal Domínio Publico, obras de autores diversos, que não se enquadram nas leis vigentes de Direito Autoral, seja pela decorrência do tempo, pelo falecimento do autor, sem deixar herdeiros ou pela obra ser de autoria desconhecida formam um acervo, em torno de 3.000 itens para acesso, em formato PDF.

Esse novo paradigma, leva-nos a um labirinto literário, em que o leitor agencia sua leitura, realiza sua seleção e monta sua biblioteca digital particular. Essa transformação dos direitos patrimoniais do autor sobre a obra intelectual, nos tempos digitais, favorece a democratização da leitura, por consequência, a formação intelectual do usuário. São disponibilizados eBooks, também, gratuitamente, no Gloogle Books.

 

O outro lado da literatura

A concepção de sites, com novos escritores, configura-se um fenômeno da criação literária, pois a obra se torna conhecida através de publicações imediatas, apesar de não se saber, precisamente, o tempo de sua concepção. Conhecemos sua criação, sem o império da noção de valor literário, a exemplo do site “Escrita- a biblioteca virtual de escritores”.

Em outras palavras, o sujeito torna-se autor e gestor de sua própria obra literária, divulgando-a diretamente na internet.

Em lugar de chamar esses escritores de anônimos, irei denominá-los “escritores virtuais”, a exemplo do site Clube dos Autores, no qual eBooks são publicados, gratuitamente, tornando-se uma biblioteca de escritores pouco conhecidos, desconhecidos ou que não tem livro físico, ou os tem, mas não tem como fazer divulgação dos mesmos.

As possibilidades são muitas, quando se fala de literatura produzida na internet ou para a internet, no que diz respeito ao processo de criação literária, produção e gestão do texto literário, da concepção de eBooks, seja num site, através de softwares livres, seja através do ePUB, em que se considera o livro escrito, produzido com projeto de design gráfico e, sendo sua etapa final, primordial para a recepção, a Publicação Eletrônica.

 

Manuela Barreto

Bacharel em Letras Vernáculas e Comunicação Social, com mestrado em Literatura e Diversidade Cultural. Tenho experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Culturais e Estudos Literários, atuando principalmente, com os seguintes temas: Estudos de Teorias e Representações Literárias e Culturais, Memória e Representações Identitárias. Especializando-me, atualmente, em Tecnologias na Aprendizagem, gosto de pesquisar a relação entre a arte literária e a tecnologia.