12 de junho de 2015

Territórios inesperados - Lançamento Revista Gratuita #2

Poemas, prosa, cantos, ensaios e outras escritas. Esse é o conjunto de textos que compõe o segundo número da Gratuita, revista literária das Edições Chão da Feira, que será lançada na próxima terça-feira, 16/06, a partir das 18h no Teatro Espanca!, em Belo Horizonte. A publicação também será lançada no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Lisboa. Além do exemplar impresso, distribuído durante o evento, a Gratuita conta com versão virtual e em áudio, disponibilizadas no site da editora (chaodafeira.com). Todas gratuitas, como o nome sugere.

Nesse segundo volume, a Gratuita foi dividida em dois tomos. Para o primeiro, intitulado Atlas, os colaboradores foram convidados a escrever sobre “cartografias”. A ideia era que esses textos pudessem propor percursos, delinear territórios, mapear universos. O resultado, ainda mais amplo que a proposta, foi um conjunto de escritas que derrubam fronteiras e aproximam distâncias. As imagens que compõem esse Atlas escrito são as visões que a própria leitura cria.

chão da feira, logo2

Já o segundo tomo traz os números 13 a 36 do Caderno de Leituras, uma coleção de textos breves publicados mensalmente no site das Edições Chão da Feira desde 2011. Os diversos temas abordados refletem o desejo de partilhar textos, indicar leituras e arriscar a escrita onde ela melhor existe: como espaço de pensamento.

A pesquisa editorial para elaborar a edição buscou trabalhos de diversas épocas, línguas e territórios que convidassem a uma intensa experiência de leitura. Ao todo, 68 escritores participam da revista, entre eles Ana Martins Marques, Friedrich Hölderlin, Julio Cortázar, Laura Liuzzi, Maria Sabina, Pablo Palacio, Paul Celan, Silvina Rodrigues Lopes e Walter Benjamin.

cadernos

O segundo volume da Gratuita tem tiragem de 2.000 exemplares e foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio do UniBH.

 

Sobre as Edições Chão da Feira

Inaugurada em dezembro de 2011, as Edições Chão da Feira têm como proposta a pesquisa e publicação de textos inéditos, traduzidos pela primeira vez ou mesmo já publicados, mas de rara circulação. “Não fazemos livros em fornadas, destinados a solidificar consensos e desaparecer assim que forem consumidos. Fazemos livros pensando no gesto de torná-los públicos, de destiná-los à partilha”, diz Maria Carolina Fenati, editora da Chão da Feira, uma das quatro jovens mulheres por trás do projeto.

A equipe conta, ainda, com diversos coleboradores, como revisores, tradutores e paginadores, que variam a cada projeto. Cinco livros já foram publicados e podem ser adquiridos no site da editora (chaodafeira.com), nas livrarias Quixote e Scriptum, em Belo Horizonte, Letra Livre e Paralelo W, em Lisboa, e Gato Vadio, no Porto.

 

SERVIÇO:

Lançamento da revista Gratuita volume 2

Quando: 16/06, terça-feira, de 18h às 22h

Onde: Teatro Espanca! – Rua Aarão Reis 542, Centro – Belo Horizonte/MG

Entrada gratuita e distribuição da revista no local.

chaodafeira.com

 

Sinopse

Gratuita volume 2

2015; 2.000 exemplares; Tomo I: 304, Tomo II: 192 págs.

No segundo número da revista reúnem-se poemas, textos em prosa, cantos, ensaios e outras formas escritas de precisão e deriva, recolhidas a partir da proposta de tomar a “cartografia” como questão. Os próprios textos formam um conjunto de mapas, e também de seres vivos, entre animais e vegetais; são gravuras de afetos humanos.

 

Link para Evento no Facebook
Site da editora