14 de janeiro de 2015

Barafunda

Barafunda é o novo projeto dos quadrinistas Ramon Cavalcante e Talles Rodrigues e do programador Boro Lacerda. Com os campos de leitura e narrativa abertos, o projeto foi pensado a partir da inquietação com as possibilidades de reinvenção permitidas pelo suporte da webHQ - o quadrinho vinculado ao impresso tem uma leitura predefinida em páginas, mas na web é possível repensar a estrutura narrativa, dialogando com o leitor, com interatividade, sem a necessidade de engessar a obra na linearidade que o impresso impõe. “Não é só um formato de leitura, a transformação tá na estrutura da narrativa, no que compreendemos enquanto quadrinho... quando se fala em webHQ, podemos simplesmente não precisar de linearidade e talvez nem faça sentido mantê-la, seja limitador”, explica Ramon Cavalcante.

pg-00

Desenhado e pensado ao longo de 2014, com roteiro de Ramon Cavalcante, desenho e cores de Talles Rodrigues e programação de Boro Lacerda, trata-se de um experimento em quadrinhos digitais, um labirinto gameficado com um roteiro elaborado de dentro pra fora que suspende a idéia de começo-meio-fim e de qualquer mensagem a ser transmitida. Uma história que convida o leitor a se despreocupar com linearidade e entendimento, a brincar com os possíveis da história, a inventar - ou desinventar - começos e fins. Barafunda é uma obra aberta que convida o leitor ao sentir das pequenas decisões cotidianas e do quanto elas vão dando forma e costurando o acaso.

Boro Larcerda:
Boro Lacerda é cearense e trabalha projetando estruturas digitais a nível de hardware e software que possam servir de caminho entre as mídias e as artes, o desejo e o gozo. Ainda, ministra cursos e desenvolve ações de comunicação que fomentem o pensar e o fazer nessas áreas.

pg-14pg-07

Ramon Cavalcante:
Nasceu em 1985, estudou comunicação, artes visuais e audiovisual. Trabalha com quadrinhos, ilustração e animação desde 2014, com destaque aos projetos "Cidades Internas", "Troco de Quadrinhos", "Até o Fim do Mundo" e "Quinta-feira"

Talles Rodrigues:
é ilustrador, quadrinista, metido à designer gráfico e, para o bem ou para o mal, formado em Jornalismo. Escreveu a HQ "Pânico no José Walter", lançada através de financiamento coletivo. Pelo selo Fictícia desenhou as HQs "Clube dos Monstros dos Bairros Distantes" e "Mayara & Annabelle".

 

Mais informações:
contato@ramoncavalcante.com
https://www.facebook.com/barafundahq