6 de dezembro de 2014

8º livro da Lote 42!

A Lote 42 lança hoje, 6 de dezembro, o livro 42 Haicais e 7 Ilustrações, dos jornalistas João Varella e FP Rodrigues. Escrito a lápis, o projeto gráfico deixa explícito o processo de criação e editoração. Será o primeiro lançamento na Tatuí, banca de rua da Lote 42 especializada em publicações independentes.
42-2BHaicais-2Be-2B7-2BIlustrac-CC-A7o-CC-83es
No processo criativo, o autor foi explorando o gênero dos haicais (forma poética japonesa, com com frases de cinco, sete e cinco sílabas) e descobrindo suas possibilidades. Alguns dos poemas que estão no livro surgiram primeiro como tuítes, outros como anotações e outros ainda enquanto transcrevia os poemas à folha de papel. Uma desconstrução do haicai, logo na gênese da criação.“Lápis e papel permitem formas que extrapolam as capacidades do editor de texto do computador”, afirma Varella.A experimentação também esteve presente nos desenhos de FP Rodrigues, deixando o traço percorrer de forma livre a folha em branco para criar figuras e imagens que se comunicam com os haicais, mas também com vida própria.

 
Projeto gráfico
Publicar os poemas escritos à mão foi o ponto de partida para o projeto gráfico, concebido pelo designer Gustavo Piqueira, da Casa Rex. Ficam evidentes as marcas da escrita, como letras apagadas, folhas amassadas e demais intervenções. Também foram incorporados alguns comentários escritos durante a revisão (destacados em laranja), que acrescentam novos sentidos aos haicais.Para que não seja um mero mimetizar de um caderno, o projeto gráfico buscou envolver os haicais e as ilustrações com outro acabamento. A capa é branca, apenas com título e nomes dos autores bastante discretos. Nela foi aplicada, um a um, tinta acrílica com estêncils dos números 42 e 7. Dessa forma, o livro ganhou textura e uma nova camada de leitura. São mil exemplares, mas cada um é único.
Outra característica a destacar-se é a inversão da ordem de leitura. Seguindo a tradição oriental, a orientação é que o leitor folheie o livro da direita para a esquerda.

Praxe da Lote 42, a editora montou um hotsite para o livro, com conteúdo extra, como textos que os autores escreveram contando seus processos criativos. Pode ser acessado neste link:
www.lote42.com.br/42haicais

 
OS AUTORES
Sobre João Varella
Jornalista gaúcho, nasceu em Guaíba em 1985 e mora na cidade de São Paulo desde 2009. Escreve para a revista IstoÉ Dinheiro, o jornal espanhol El Economista e o blog Trilhos Urbanos. É autor dos livros Curitibocas – Diálogos Urbanos (Coração Brasil, 2007) e A Agenda (Novo Conceito, 2013). Em 2012, fundou a editora Lote 42. Ele escreveu os haicais do livro.Sobre FP Rodrigues
Jornalista, publicitário, ilustrador e produtor cultural, nasceu em Curitiba em 1985, onde morou até 2009, quando se mudou para a capital paulista. É colaborador do blog Trilhos Urbanos e dos jornais literários Rascunho e Cândido. Ele fez as ilustrações do livro.SOBRE A LOTE 42
A Lote 42 se apresenta como “uma editora com alma de start-up” por estar aberta a inovações e usar o ambiente digital como um complemento para as suas obras. A editora já lançou os livros Já Matei por Menos, O Pintinho, Manual de Sobrevivência dos Tímidos, Seu Azul, O Pintinho 2, Indiscotíveis e Desenhos Invisíveis. Cada obra tem um hotsite com mais informações e conteúdo extra. Acesse o site da editora para mais informações: lote42.com.br

SERVIÇO
Lançamento de 42 Haicais e 7 Ilustrações
QUANDO 6 de dezembro, a partir das 16h20
ONDE Banca Tatuí - Rua Barão de Tatuí, 275, Santa Cecília, São Paulo, (mapa)
QUANTO Grátis. O livro custa R$ 29,90
CLASSIFICAÇÃO Livre