13 de janeiro de 2014

O alvorecer do cinema

O cinema surgiu no fim do século XIX sem grandes pretensões. Os principais inventores da película, os irmãos Lumière, foram os primeiros franceses a criar uma máquina que pudesse captar a imagem em movimento. Procurados por um ilusionista chamado George Méliès, os irmãos disseram que o cinematógrafo era uma máquina de cunho científico, e que não poderiam comercializar o equipamento.

No entanto, a magia do cinema causou espanto e curiosidade para quem teve a oportunidade de ver um curto filme, em que foi mostrada a chegada de um trem em uma estação. Os boatos que se seguiram é que a plateia que acompanhou a projeção imaginou que aquele trem seria de verdade. Logo, um imaginário fantástico se criou em torno do cinema.

lumiere

 

O ilusionista George Méliès foi quem utilizou bastante o cinema para representar seus truques de mágica. Depois que ele conheceu a invenção dos Lumière, apropriou-se da máquina cinematográfica para desenvolver experiências de cortes, criando os primeiros efeitos especiais. Nos filmes de Méliès, a ficção reinventa os paradigmas do cinema, pois os filmes poderiam servir não apenas para registrar um período histórico de determinada sociedade, mas contar uma narrativa, incluindo elementos diversos que dariam uma nova roupagem ao cinema.

A narrativa cinematográfica aos poucos foi ganhando legitimidade, e em um período de pouco mais de uma década, vários cineastas surgiram na Inglaterra e nos Estados Unidos, que aperfeiçoaram esta nova ferramenta artística. O estadunidense David W. Griffith foi quem observou que a imagem em movimento, para ganhar status de arte, deveria reproduzir um formato mais linear e narrativo, logo, Griffith utilizou as técnicas do texto literário de Charles Dickens para introduzir filmes que contassem uma história através de um enredo similar à literatura. Com o sucesso de seus filmes, dentre os quais se destaca O nascimento de uma nação(1910), o cinema empreendeu grande evolução nos anos seguintes.

Em 2014, o cinema completará 119 anos de história. Aquela invenção oriunda da sociedade da belle-époque revigorou-se ao longo do século de sua existência e, hoje, faz parte do imaginário de cinéfilos em todo o mundo. Os primeiros filmes foram os primeiros ensaios que apresentaram a dimensão de uma arte híbrida, inventiva e surpreendente. O cinema reproduziu e reproduz durante toda a sua história, ideologias, sentidos, e construções de diferentes sociedades, e como tudo que se faz pela mão do homem, é capaz de conscientizar ou manipular a nossa imaginação.