17 de junho de 2015

Pintinho e o livro de colorir

Os livros de colorir viraram moda, é fato. Se é ou não literatura, nem acredito que isso deva ser questionado. Mas diante de tantas mandalas, animaizinhos, flores e outras coisas mais, chega, em breve, o mais novo livro de colorir. Dessa vez, O Pintinho, protagonista das populares tirinhas da internet criadas por Alexandra Moraes, propõe atividades vinculadas às desventuras da classe média brasileira. Na obra Pinte o Pintinho (Lote 42), o leitor terá a oportunidade de pintar cenas maravilhosas do cotidiano, como situações com ônibus lotado, prestações atrasadas, relações familiares, entre outras. O que não pode é seguir o traço fino da arte, há de estabelecer uma perfeita harmonia com o que é proposto (fica a dica!)

pinteopintinho

A festa de lançamento acontece em São Paulo no dia 27 (sábado) às 16h20 na Banca Tatuí, espaço de publicações independentes no centro de São Paulo, com pocket show no teto da banda de rock Serapicos. O livro está em pré-venda com frete grátis para todo o país no e-commerce da Banca Tatuí: www.bancatatui.com.br.

O Pintinho, há tempos, chama a atenção por seu traço simples e despretensioso. Quem já teve a oportunidade de ter em mãos os dois outros livros de Alexandra Moraes - O Pintinho - Mais um filho de mãe brasileira (2013) e O Pintinho 2 - Para sempre classe média (2014) -, também publicados pela Lote42, sabe que os seus quadrinhos no Paint, ferramenta básica de desenho presente no sistema operacional Windows desde sua primeira versão, é o que fazer vir à tona toda a tosquice que o mundo nos propõe.

Pinte o Pintinho é o terceiro livro da autora e o nº 12 da editora Lote 42. A nova obra, totalmente inédita, mantém o humor inventivo, característico das tirinhas, mas adiciona possibilidades interativas.

“Diferentemente dos cadernos de colorir que prometem ‘atividades antiestresse’, esta coleção de desenhos para pintura reproduz atividades estressantes para que tenhamos uma rara chance de rir delas”, escreve na introdução a jornalista Alexandra Moraes.

Festa na rua

O lançamento do livro vai ser em uma festa na Banca Tatuí, espaço de publicações independentes criado pela Lote 42 no fim do ano passado. Ao cair da tarde, a banda paulistana de rock Serapicos, formada pelos irmãos compositores e economistas frustados Gabriel e Pedro Serapicos, vai subir no teto e fazer um pocket show. Adeptos fervorosos das canções pseudorromânticas, os Serapicos misturam blues cigano, jazz swing, baladas bregas, marchinhas carnavalescas, samba boêmio, punk californiano e harmonias de voz.

SOBRE ALEXANDRA MORAES

Alexandra Moraes é paulista, cresceu em Belo Horizonte e hoje vive em São Paulo. Em 2009, a jornalista deu origem à série de quadrinhos O Pintinho, que conta com milhares de seguidores nas redes sociais. Alexandra publica sua tirinha no jornal Folha de S.Paulo e Pinte o Pintinho é seu terceiro livro.

Serviço

Lançamento de Pinte o Pintinho

Quando: 27 de junho de 2015

Horário: a partir das 16h20

Onde: Banca Tatuí (rua Barão de Tatuí, 275, Santa Cecília, São Paulo) - mapa

Quanto: entrada gratuita, o livro custa R$ 29,90

 

Ficha técnica Pinte o Pintinho

Autora: Alexandra Moraes

Páginas: 96

Formato: 18 x 14 cm

Editora: Lote 42

Preço: R$ 29,90 (pré-venda na Banca Tatuí)