27 de abril de 2016

Viagem com um burro pelas Cevenas

Quem está sempre interessado em novas traduções e em obras que prezam pelo objeto livro já devem saber que um novo lançamento da Editora Carambaia está por vir. Dessa vez, o livro e autor em questão são:Viagem com um burro pelas Cevenas foi o segundo livro escrito por Robert-Louis Stevenson (1850-1894).

Stevenson veio a se tornar conhecido, no Brasil, por obras infanto-juvenis como A ilha do tesouro e O médico e o monstro. Neste livro agora lançado pela Carambaia, Viagens com um burro pelas Cevenas, a história trata de um pitoresco diário narrando a travessia feita pelo autor escocês – acompanhado de uma jumenta, a quem chama de Modestine – pela cadeia montanhosa das Cevenas, no sul da França.

Cevenas-capa

 

Com fina ironia, o autor relata uma aventura que durou doze dias, de 22 de setembro, quando partiu do vilarejo de Le Monastier, com a burrica e um saco de dormir, a 3 de outubro de 1878, quando ele chega a seu destino final, a cidade de Alais.

Essa trajetória ritmada sobretudo pelo humor da teimosa Modestine, que ora empaca, ora decide sozinha a trilha a seguir. Cruza vilarejos carregados de história, cenários de batalhas das guerras protestantes do início do século XVIII, dorme em albergues, ou até numa abadia, mas sente que tem a “mais hospitaleira das recepções” quando passa a noite sob as estrelas, no que chama de “estalagem verde”.

O livro traz um posfácio assinado pelo francês Gilles Lapouge, que faz uma leitura do relato do Stevenson a partir dos de outros escritores viajantes. E analisa a figura do burro, representada por Modestine, que, para ele, é a verdadeira autora da viagem e do relato.

Inédita no Brasil, a obra ganha edição especial com o volume revestido por um material que simula a pele de um burro, buscando aproximar o leitor da experiência narrada. Internamente, a disposição do texto – alinhado apenas pelas margens, sem quebra de parágrafos – recria o universo visual do percurso, fazendo com que se percorra as páginas do livro como quem segue uma trilha, pontuada por curvas, subidas, descidas, estreitos, planícies.

 

Ficha técnica:

Titulo: Viagem com um burro pelas Cevenas
Autor: Robert Louis Stevenson
Tradução: Cristian Clemente
Posfácio: Gilles Lapouge
Projeto gráfico: ps.2 arquitetura + design - Fábio Prata, Flávia Nalon e Lucas Machado
Tamanho: 15x21 cm
Páginas: 144 págs.
ISBN 978-85-69002-14-7
Ano de publicação: 2016
Tiragem numerada de 1.000 exemplares