4 de maio de 2015

Lançamento do livro "Partida de não dizeres"

A cada dia, fica mais difícil enveredar pelos rumos da poesia brasileira, tendo em vista que houve um boom de novos poetas sendo publicados por novas casas editoriais. Se sobressair entre esses escritores, que muitas vezes possuem uma boa verve poética, mas pouca divulgação de seu trabalho para chegar até os leitores, contudo Vitória Régia parece começar a pegar o caminho inverso e adentrar a este mundo tão complicado.

Seu primeiro livro "Partida de não dizeres", de acordo com o poeta e editor Demetrios Galvão, a autora " inventa uma dor que se amplifica na poesia, uma dor de palavra, uma dor de caminhada vã, uma dor de desejo insaciado – “teu silêncio esquecido em meu quarto”. Um esquecimento que é de partir, e que sem dizer nada, esquece algo indizível, imaterial."

10 - Partida de Não dizeres
A autora parece inventar uma dor que sempre se faz necessária na poesia para que possa salvar os sujeitos de si mesmo, aponta ainda Galvão. Por isso, entre a obra poética de Vitória Régia se constrói uma partida que não quer ir, que não deseja mais sentir, pois deixar o quarto não é recomeçar, é, talvez, ter em si um abismo, que não sabemos se há um outro lado. Partir, para alguns, é desnecessário, mas o aceno final ao longo do corredor, afastando-se do quarto pode ser, muitas vezes, a salvação do ser. O livro "Partida de Não Dizeres" tem a capa assinada por Lily Oliveira e é o décimo livro a ser publicado pela Editora Substânsia - editora cearense - que está a ponto de completar 1 ano de vida com mais de 15 títulos publicados. Um dos gêneros mais publicados até agora é a poesia.

Alguns Poemas

Verbos latejantes me fugiram
E agora me observo
Enquanto me formo
Às ondas
Quebrando signos
E esperas.

 

Não é certo me pedir
Te carregar
No espaço extenso da memória
E viver como se houvesse
Liberdade e matéria
Do nosso estado terno.

Não é certo me pedir
Te levar
Nos ombros do esquecimento
Alvo e permanente
Pois o que se faz
Intensidade
É multicor e contumaz.

 

Vitória Régia nasceu em Fortaleza, em 1991. Graduou-se no Curso de Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Literatura de Língua Portuguesa em 2013 pela Universidade Federal do Ceará. Começou a escrever contos e poemas ainda na escola, aos treze anos. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa em escolas de Fortaleza e para estrangeiros. Assina o blog entreditos.wordpress.com

 

Serviço
Lançamento do Livro Partida de não dizeres, de Vitória Régia.
Data : 05 de maio de 2015
Horário: 19h00m
Local: Restaurante Dona Chica
Editora Substânsia. 78 páginas. Poesia.
Contatos de Produção (085) 98643-7120 ou (085) 99913-4651 (Talles Azigon)
contato@substansia.com