20 de novembro de 2014

Future

por Jeovane Cazer
 
 
"O futuro não é previsível, é preciso resistir e construir o improvável."
Edgar Morin
                  
I
                       
Hoje eu vi algo que me deixou intrigada.
Li a mensagem abaixo nas mensagens públicas e fiquei muito curiosa...
//****************************************
//****************************************
J Birthday!!
Dear Future
Parabéns pelos seus 35 anos, amigo! São quase 10 anos após esse final de tarde calma de quinta-feira, sentando em minha mesa e escrevendo essa carta , enrolando até dar o horário de sair do trabalho. Hoje eu ainda tenho que passar no shopping pra comprar o presente do dia das mães.  Como será que você está aí no futuro? Onde você estará, com quem?
É! Pode ser que, agora trintão, esteja mais conservador.  Conquistou objetivos na vida, casou (aproveitou a vida? Conheceu a mulher da sua vida?), teve filhos  - eu não queria ter filhos antes de viajar o mundo todo! No momento, ainda não encontrei alguém com quem eu sinta ter uma conexão. Alguém com quem eu queira dividir bons momentos da vida. Que mexa comigo, com quem eu me identifique pra valer. Se ainda não a encontrou, bastar ter paciência e apostar em você, que o universo irá conspirar a seu favor. Eu sei, às vezes  ele parece contra. Mas eu lhe digo, é impressionante como a vida pode mudar quando a gente muda um pensamento...
Acho que no futuro – o futuro do seu ponto de vista – as pessoas ficarão juntas, por algum tempo, só enquanto estiverem interessadas e apaixonadas uma pela outra, e ponto. Quando acabar, por que dizer que “não deu certo”? Claro que deu certo. Encontrar uma pessoa e achar uma conexão com ela é dar muito certo. Se acaba, é porque a relação deu o que tinha que dar, por assim dizer. Ninguém é feliz pra sempre.
Não canso de dizer, e você sabe disso muito bem: não deixe de aprender, estudar, ler, viver as oportunidades que aparecerem pra você. Ontem mesmo vi num livro que estou lendo uma frase que me chamou a atenção: Don’t despise your inner world (algo como “não despreze o seu mundo interior”). É de uma filósofa norte-americana chamada Martha Nussbaum. Fica com isso caso você tenha se perdido durante esse tempo. Quem sabe, o eu do passado não esteja salvando  o eu do futuro agora no seu presente? Louco isso rs
Mas eu acho que o tempo é uma invenção... não existe o passado, o presente e o futuro...o que existe é o hoje, o agora, não é?
Então, vou ficando por aqui. Espero que esteja vivo e bem.
Feliz!?
Deixa eu voltar pro passado, que lá é o meu lugar...
Grande abraço e sucesso!
//****************************************
//****************************************
Eu li sua carta hoje (11/02/2015). Fiquei muito curiosa para saber quem é você.  Hesitei um pouco, mas finalmente decidi escrever.
Pode parecer loucura minha, mas acho que eu já te conheço... Será muita sorte se ler a minha mensagem - são 2.950.000 cartas!! Se achar a minha entre milhares delas, é muita coincidência.
Então, caso isso ocorra e você encontre essa mensagem, escreva pra mim ok!? lubella28(...)gmail(...)com
Até breve! 
🙂
II 
 
Dear Future,
Escrevo esta mensagem dia 26/04/2020 (15: 43), um domingo de sol e calor. Faz quase três anos que recebi o seu último email. Estou em casa, no meu quarto, recostado na cama e digitando esta carta. Minha filha está na sala jogando Binary Ghost.
Gostaria de dizer muito em poucas palavras.
Levei um susto quando recebi sua resposta, porque achei que você não responderia. Primeiro, pensei que o e-mail não existia (só verifiquei o contrário quando o que eu mandei não voltou). Depois, achei que poderia ser o e-mail de qualquer outra pessoa.
 Sei lá, faz quase seis anos de sua mensagem no Future; pelos poucos e-mails que trocamos em 2017 dá para ver que sua vida mudou muito desde aquela mensagem de 2014.
Ontem, depois desse tempo todo, mandei um e-mail só pra testar. Voltou com mensagem de erro: não foi possível entregar sua mensagem - caixa cheia.
Então, decidi escrever essa carta mensagem para o futuro --- se algum dia, em algum lugar, você chegar a ler isto ---- para lhe dizer que eu não sou a pessoa que você estava procurando na sua mensagem de 2014.
Entretanto, eu a encontrei dentre milhões de cartas, três anos depois, e isso me torna, de fato, essa pessoa. Você mesma disse que seria muita coincidência.
 Eu vi que ali havia uma conexão, por isso lhe escrevi logo em seguida. Na verdade, fiquei pensando se também a sua carta original não teria sido inventada - a Internet é o lugar perfeito para a ficção.
Provavelmente nunca saberei o que aconteceu de fato. Quem é você e quem sou eu nessa trama maquinada pelo tempo.
Bem, vou parar aqui: sobre aquilo que não se pode dizer, melhor guardar silêncio.
Se algum dia se deparar com essa carta, me conta sobre o futuro, eu quero muito saber sobre o futuro. Se fosse possível enviar um e-mail para o passado...quem sabe isso seja possível aí do futuro.
Assim, estou esperando sua resposta aqui em 2020.
Será que ainda podemos reinventar essa história?
Então é isso.
Se cuida.
Para lubella28
                               
III
Dear Future,
Li a sua mensagem acima no dia 01/01/2033, sábado, início da primeira noite do ano novo. Passei a virada do ano aqui em Londres, porque esta semana estarei fazendo um treinamento para o meu trabalho. Viemos para cá porque a base de operações da empresa na Europa fica aqui na The City. Estamos aperfeiçoando um sistema de spidering com drones para o nosso mecanismo de busca, concorrente da líder.
Estou no hotel, no meu quarto, e acabo de ouvir uma música velha chamada “Drive-In Saturday” de David Bowie do ano 1973! O locutor explicou, em inglês, que a música se passa em 2033, como o próprio Bowie afirmou uma vez. A letra narra um mundo onde as pessoas desaprenderam a se reproduzir e vão ao drive-in assistirem a filmes pornôs antigos pra aprender como se faz! rs
Se quiser ouvir, pede drive-in saturday + david bowie. É som das antigas, mas eu gostei do ritmo e da melodia. Tem guitarra. Lembro do meu pai ter uma dessas em casa...
Quanto à letra da canção, a “previsão” acerta até certo ponto. A pornografia está em todas as partes. O autoprazer  é a grande onda. Há videogames de realidade virtual que proporcionam prazer imediato com a pessoa que você imaginar. Consegue-se isso através da estimulação do sistema nervoso. Muitos pensam que vale mais um bom sexo na máquina do que uma transa ruim com o parceiro e todas as consequências ligadas a esse tipo de envolvimento real. Outras só conseguem chegar ao clímax sozinhas.
Claro, muita gente ainda prefere o modo natural. Eu, pessoalmente, gosto mais do contato humano, pele na pele. Sexo é 50% corpo e 50% cabeça.  Rejeito a objetificação dos corpos. Bem, ainda sabemos nos reproduzir, e muito. A população mundial cresceu dois bilhões desde o começo do século – graças, sobretudo, à Índia.
Em 2033, há gente velha e com medo do céu, olhando para cima, onde hologramas e drones pairam no ar. Temem que algum lixo espacial caia sobre suas cabeças...o último causou um grande estrago no Canadá e deixou todo o mundo assustado, mas a maioria se desintegra no choque com a atmosfera. Ouve-se falar muito em meteoros, ameaçando a Terra com uma hecatombe. Sempre tem os malucos que preveem o fim do mundo. Esse ano acaba de novo... Enquanto isso, meus olhos perscrutam os céus por discos voadores rs
Em 2035 a CNSA planeja lançar uma missão espacial tripulada à Marte - os americanos estão ficando mesmo pra trás.
Viagens físicas no tempo só na ficção, por enquanto.
Estou programando esse e-mail para entrega em 2083. Como será o futuro daqui 50 anos? Ainda estaremos por aqui ou iremos estragar tudo!?
Como eu estarei? Espero que vivo, com rosto e corpinho de 30, se conseguir pagar o tratamento 😛
Então, vou ficando por aqui, no passado. Deixei uma pizza calabresa imprimindo - é o que tenho pra jantar nesta noite chuvosa, longa e solitária...
Um grande abraço e até o futuro!
P.S. Esse David Bowie até que era legal. Parece alguém que eu vi em Camden Town. Veja o vídeo da Life on Mars. Pergunta por  “video - life on mars – david bowie”. 
                                                             In memoriam of Luciana Belaqui
                                                                                Com muitas saudades
________________________________________________________
Observação:
<<< Mensagens enviadas ao futuro poderão perturbar o espaço-tempo continuum >>>