12 de julho de 2014

Biblioteca das minhas sobrinhas em... Palavra-Chave

Um dos poetas que eu mais gosto e que nasceu no Ceará escreveu um verso que vez ou outra passa na minha cabeça como uma grande placa luminosa piscando:
“a palavra chave
Já não fecha nem abre”
Horácio Dídimo
Olha o Sérgio Néo ^^ 
Esse lance de palavra chave é muito instigante, qual palavra é a palavra de abrir porta, pode a  palavra ter esse poder? As crianças dizem: sim, sim , sim.  Poesia é a cara das crianças, com um punhado de palavras elas são capazes de abrir as portas e os portões do mundo ou dos muitos mundos da imaginação.
Esse é o convite do livro do Sérgio Néo, Palavra-Chave. Pegar um bocado de palavras e brincar das mais diversas maneiras possíveis, vale fazer casamento de jabutis, de sapa com pato, vale transformar porta em portão e construir uma figura tão maluca que parece que nem é desse planeta.
O livro, que já está na estante da minha futura biblioteca infantil, usa e abusa dos efeitos poéticos, dos trocadilhos que as palavras causam quando somos pequenos e não sabemos ao certo o que elas significam, quando as palavras estão em estado de graça e podem ser o que bem quiserem.

Ilustrado por várias crianças, as palavras se transformam também em imagens, aqui cabe uma brincadeira bem interessante, podemos pegar os versos engraçados de cada página e propor para os pequenos que eles façam as suas versões.  Aqui em casa já vamos começar a colocar essa ideia em prática.

Agora, se você quiser usar esse livro para ficar viajando na maionese junto com a galerinha, então a brincadeira pode não ter mais fim, é como querer descobrir qual foi a perna que a dona centopeia quebrou. 
^^

Nós recomendamos!