18 de março de 2014

Luis Maffei e a recriação de Camões


Através da recriação literária, o poeta Luis Maffei, em seu livro Signos de Camões(Oficina Raquel, 2013), constrói o mapa astral do poeta português Luís de Camões. Partindo da incerteza do nascimento do autor d’Os Lusíadas, o autor cria um mapa astral poético para Camões em cada poema. São 12 poemas que compõe a obra, um poema para cada signo do zodíaco.

Em uma de suas entrevistas, o autor comentou que buscou a revolução poética ao compor a obra Signos de Camões. Essa revolução é obtida ao não seguir linearmente uma única compreensão estrutural em sua composição. Há versos devidamente metrificados, outros que se apropriam de versos rimados e há poemas em prosa. A diversidade estrutural e linguística é uma das bases para a gênese desse livro.


De acordo com cada signo, o poeta molda cada um dos 12 poemas do livro. Por exemplo, o signo de virgem tem por característica a organização, isso é enfatizado na estrutura do poema dedicado ao signo, que foi estritamente escrito em sextilhas, obedecendo à organização exigida pelo signo virginiano. Nos poemas do livro, Maffei brinca com as possibilidades astrológicas de cada signo, e como cada um poderia ter influenciado na escrita e vida do poeta lusitano.


O livro, antes de um exercício astrológico, envolve uma escrita de linguagem rebuscada sem se perder em neologismos. O autor do livro é um escritor que domina a arte poética e arte dos signos. É um livro que poderia estar voltado para aspirantes a astrólogos, em que talvez cada leitor possa procurar  aspectos ligados ao seu próprio signo. Após o término da leitura, podemos enxergar o poeta Camões com outros olhos.

Quando, por exemplo, li o poema correspondente ao meu signo, capricórnio, observei de imediato as mesmas características que lhe são atribuídas pelos mapas astrais: o saber lidar com o tempo e o trabalho árduo. Por instantes, devaneei sobre a possibilidade do poeta lusitano ser regido por este signo. Eis um pequeno trecho desse poema:

Tempo entanto é o que nos vela
na contenda e na porfia,
corpo aberto à calmaria,
marcador de tez singela;
virulento
condutor de pensamento
sabedor de toda meta.
Sói que enquanto me contento
não comento
torna-me ele minha paleta.


Com a argúcia de um astrólogo, Luis Maffei passa por todos os signos do zodíaco, deixando em cada um deles uma marca do que poderia ser a personalidade de Camões em cada um deles. Ler o Signos de Camões é um exercício que o leitor se propõe a imaginar, e até mesmo, recriar a figura do poeta Luis de Camões.